sábado, 13 de setembro de 2008

Filhos estão fora de moda?

Aparentemente, para os princípios fundamentais da família ocidental, em especial, a maternidade sempre fora vista como mandamento básico. Mais que uma contemplação, o fato de ter filhos é a consagração máxima da felicidade nas famílias.

No entanto, uma enquete realizada nos Estados Unidos apresentou um dado curioso: casais que têm filhos são menos felizes àqueles que não possuem. Equivocada, surpreendente, absurda ou estranha, esta, além de ir contra os padrões culturais sobre o âmbito familiar, só revelou o que está acontecendo realmente há algumas décadas: a diminuição da taxa de natalidade.

No Brasil, por exemplo - de acordo com as informações apontadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – a expectativa média atual para a maternidade não supera mais de dois filhos para cada mulher. Pode parecer muito se analisarmos as questões socieconômicas, entretanto ao fazermos uma retrospectiva e um balanço há três décadas: a proporção era de quase sete filhos por mulher.

Sabe-se que alguns fatores contribuíram para a queda nesta estatística como saída da mulher para o mercado de trabalho, o uso de métodos anticoncepcionais, entre outros agentes - que fizeram com que os números reduzissem.

Mas, o que provoca certo estranhamento sobre essa pesquisa norte-americana, é a questão da maternidade estar em desuso, atualmente. Será que essa moda está acontecendo de fato? A função materna está, como dizem os próprios americanos older-fashion? Os filhos não representam a função que antes era o modelo básico de família?

Tantas perguntas que geram polêmica e podem parecer incabíveis para nós que vivemos em regiões de cultura latina. Contudo, vale dizer que a Europa, por sua vez, carece dessa função prática da maternidade, ao lembrarmos dos sérios problemas, que lá se apresentam, com relação à baixa taxa de natalidade.

Se está na moda ou não a função materna e a presença de filhos numa instituição familiar, são pilares ainda latentes em nós. É algo que devemos repensar muito, já que se virar modinha, o que devemos esperar para as próximas gerações?

Alexandre Felice
________________________
Foto: IBFAN Brasil (Nathália e Helena Rea)

Nenhum comentário: