terça-feira, 30 de setembro de 2008

Seja vegetariano

por Paola Parisi




Até um tempo atrás, não era tão fácil encontrar alguém que fosse vegetariano, alguém que fizesse a vontade de Gandhi: “Sinto que o progresso espiritual requer, em uma determinada etapa, que paremos de matar nossos companheiros, os animais, para a satisfação de nossos desejos corpóreos.” Hoje em dia, já não é mais assim. O número dos chamados vegs aumenta cada vez mais, trazendo consigo uma infinidade de produtos e restaurantes especializados.
Em quantos eles são é difícil dizer, até porque muitos se definem vegetarianos mesmo consumindo algum tipo de carne, mas o que se pode afirmar com toda a certeza é que esse número vem crescendo assustadoramente. Como diz o biólogo da Sociedade Vegetariana Brasileira Sérgio Greif: “Indícios do aumento no número de vegetarianos podem ser percebidos através do aumento no número de restaurantes vegetarianos ou que oferecem opções vegetarianas, na oferta de produtos vegetarianos nos mercado, na quantidade de publicações que tem surgido sobre o assunto, no número de páginas que tratam do assunto na internet, no número de participantes em listas de discussões sobre vegetarianismo, no número de eventos ligados ao vegetarianismo e no crescente número de participantes que acorrem a estes eventos.”
Mas, a que se deve atribuir esse aumento? Alguns aderem à moda pelos animais, outros pelo meio ambiente e ainda outros pela própria saúde, como se pode ver no site http://sejavegetariano.vilabol.uol.com.br/index.html , que defende fervorosamente o vegetarianismo.
Há vários tipos de dietas vegetarianas, entre elas o lactovegetarianismo, que permite o consumo de derivados de leite, não incluindo ovos, e o veganismo, em que há um radicalismo alimentar e filosófico, como explica o site http://www.herbario.com.br/data05/2811tiposdietaveg.htm .
Enfim, para o azar das churrascarias, os dados não mentem.

Links relacionados:

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/

http://www.svb.org.br/vegetarianismo/

http://www.guiavegano.com.br/vegan/index.php?option=com_comprofiler&Itemid=206

http://www.goveg.com/

http://www.petaenespanol.com/feat/vsk/default.asp

2 comentários:

Reis, Thiago disse...

Preciso te ensinar a colocar Hiperlink!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

tá babado esse texto.

Amey bee.

Unknown disse...

muito bom o texto!!!
mas.. ainda prefiro as churrascarias...