quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Surtar: a prática da moda



Ohh...
But we're never gonna survive unless...
we get a little crazy

por Alexandre Felice

O
verbo surtar caiu na boca do povo e, definitivamente, foi aderido como artifício de desabafo para grande parte das pessoas que saem da normalidade por alguns momentos de tensão e nervosismo, do dia-a-dia maluco das grandes metrópoles.


No entanto e ao mesmo tempo surpreendentemente, você já parou para analisar que não há possibilidade de deixar de ouvir essa palavra e, tampouco, conjugá-la, nos dias de hoje?

Isto ocorre porque a toda hora e a todo instante sempre aparece alguém nos articulando tal verbo:

- Você não sabe o que aconteceu: surtei com meu chefe, porque o infeliz brigou comigo!

- Meu namorado recebeu uma ligação de uma menina e eu não me contive, surtei com ele por causa de ciúmes.

- Surto todos os dias com esse trânsito infernal da Marginal Pinheiros!

- Ah! Surtei com a vendedora da farmácia, ontem à noite!

Pois é... Estes exemplos rotineiros só revelam que o surtar simboliza a falta de tolerância, impaciência e o excesso de cobrança de velocidade para que as coisas aconteçam. Mas, para a psicologia revela um estado de alucinação e delírios.

Na verdade, isto é a resultante daquela famosa perda de noção de estabilidade emocional por situações pequenas e medíocres, que acontecem nauturamente, e as quais devemos evitar em comparação aos verdadeiros problemas que assolam a normalidade humana. A fome, a miséria, as guerras, doenças que provocam um holocausto interminável e a corrupção...

Em muitas ocasiões, o surto nos toma de uma forma tão avassaladora, que, quando vemos... já, perdemos o nosso eixo de racionalidade e partimos para um estado de “loucura” efêmera. O que aconteceu não foi previsto e muito menos quisto. O organismo apenas reagiu às circunstâncias da era pós-moderna, que fazem de nós, reféns desse novo ciclo humano.




A realidade é: surtar hoje, configurou-se numa normalidade passível de coerência e aceitação, uma vez que encontramos nessas explosões momentâneas, uma válvula de escape para atenuar nossos descontroles e resolver nossos conflitos.

Crédito de Imagens: ego.globo.com

3 comentários:

Unknown disse...

gosteeeeeeeeeeeei!
tendo o "as horas" tinha que ser seu, né, ami?!

Unknown disse...

coloca uns hiperlinks! ;)

Unknown disse...

Nossa, Alle
eu surto todo dia!!! hauahuahuahu
vida ingrata!
parabés pelo blog, muito interessante!
favoritei aqui pra visitar mais vezes
bjos